Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Conceito de solução

Solução é um sistema homogêneo formado por no mínimo dois componentes: o solvente e o soluto. O solvente é o que se encontra em maior proporção e que apresenta o mesmo estado de agregação da solução. Os demais são os solutos.

TIPOS DE SOLUÇÕES
Solução  Soluto Solvente Exemplos
Sólida
Sólido
Líquido
Gás
Sólido
Sólido
Sólido
Ligas metálicas (prata em ouro)
Amálgamas
Hidrogênio adsorvido em paládio
Líquida
Sólido
Líquido
Gasoso
Líquido
Líquido
Líquido
Açúcar em água
Água em alcóol
Bebidas gaseificadas (contendo dióxido de carbono dissolvido)
Gasosa
Sólido
Líquido
Gasoso
Gasoso
Gasoso
Gasoso
Pó fino no ar
Gotas de água no ar (neblina)
Ar (oxigênio, dióxido de carbono em nitrogênio)

Classes de solução por seu estado

Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa. Numa solução sólida, o solvente é sólido, mas os demais componentes não precisam sê-lo. O mesmo acontece nas soluções líquidas e gasosas. Em resumo, só o solvente deverá necessariamente possuir o mesmo estado que a solução.

Classes de solução pelo tamanho de suas partículas

Dependendo do tamanho de suas partículas, as soluções podem ser classificadas em suspensões, soluções coloidais e soluções verdadeiras. As partículas das suspensões geralmente podem ser vistas a olho nu e se separam do solvente com o tempo. O diâmetro dessas partículas é superior a 0,1 micra (0,1 µm). Os componentes de uma suspensão podem ser separados por filtragem, como a água turva de um rio ou a fumaça de uma chaminé. Quando o diâmetro das partículas é inferior a 0,1 µm mas superior a um nanômetro (nm), a solução é chamada de coloidal. Nesse caso, as partículas não podem ser vistas a olho nu nem separadas por filtros convencionais.

Se um feixe de raios luminosos atravessa uma solução coloidal, a luz se reflete nas partículas e o feixe fica invisível – esse é o fundamento do microscópio eletrônico


Temos uma solução verdadeira quando o diâmetro das partículas é inferior a um nm e seus componentes só podem ser separados por uma mudança de estado. A dissolução ocorre em nível molecular ou atômico.



Anterior Início