Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Alcenos

Os hidrocarbonetos etilênicos, ou olefinas, podem ser considerados derivados das parafinas pela perda de dois hidrogênios adjacentes, com o surgimento de uma ligação dupla. Sua fórmula geral é CnH2n-2. São encontrados em pequenas quantidades no petróleo. Assim como os alcanos, seus nomes são formados por um prefixo que indica o número de carbonos, mais a terminação eno. Um localizador deve ser colocado antes do nome para indicar o carbono ou carbonos que tenham a ligação dupla: a substância CH3 – CH2 – CH = CH2, com ligação dupla no primeiro carbono, é chamada de 1-buteno para se diferenciar de 2-buteno, com ligação dupla no segundo carbono: CH3 – CH = CH – CH3.

O eteno

É o mais simples dos alcenos e dá nome a toda a série. A molécula é plana, todos os átomos estão situados num mesmo plano, como dois triângulos equiláteros unidos pelos vértices por uma ligação dupla, com os hidrogênios ocupando as posições mais afastadas. O eteno, também conhecido como etileno, é usado no processo de amadurecimento das frutas. Um polímero obtido a partir do eteno, o polietileno, é muito usado na indústria de plásticos.
 
Alcinos ou hidrocarbonetos acetilênicos

Podem ser considerados derivados dos hidrocarbonetos saturados pela perda de quatro hidrogênios correspondentes a dois carbonos adjacentes. Sua fórmula geral é: CnH2n – 2. São encontrados em quantidades muito pequenas no petróleo. A formação de seu nome é semelhante à dos alcenos, mas com a terminação ino. Os três primeiros, etino, propino e o 2-butino ou o 1-butino: CHCH, CHC – CH3 e CH3 – C  C – CH3 ou CH  C – CH2 – CH3 são gasosos. Compostos com cinco carbonos até os que têm 14 carbonos (C14H26) são líquidos. Os de maior número de carbonos são sólidos.
 
 
O acetileno

Este é um dos alcinos mais simples e um dos poucos produtos orgânicos que podem ser obtidos a partir de uma substância inorgânica, como o carbeto de cálcio: CaC2 + 2 H2O HC – CH + Ca(OH)2. Sua forma geométrica é linear: os quatro átomos alinhados, os dois carbonos unidos por uma ligação tripla e os dois hidrogênios em posições opostas. Em estado puro, é um gás incolor e inodoro. As impurezas, porém, lhe conferem um cheiro desagradável característico. 


Anterior Início Próxima