Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Derivados halogenados

São hidrocarbonetos com um ou vários de seus hidrogênios substituídos por halogênios (F, Cl, Br, I). É comum obtê-los por reação direta, iniciada pela luz, de um alcano com cloro molecular ou halogênio correspondente:
 
 
Derivados halogenados também podem ser obtidos pela adição de substâncias à dupla ligação. As maneiras mais comuns são a adição de um halogênio ou de um haleto ácido composto insaturado. Nos exemplos abaixo obtemos produtos halogenados, seja pela adição de uma molécula de cloro (Cl2)ou de um ácido clorídrico (HCl) a um hidrocarboneto insaturado:

CH2 = CH2 + Cl2 CH2Cl - CH2Cl + 2HCl

ou
CH2 = CH2 + HCl → CH3 – CH2Cl
 
O ácido cianídrico (HCN) pode atuar como halogênio, formando nitrilas: CH3 – CH2CN.
 
Diversidade de produtos da reação

Nas reações de substituição, como a de obtenção de um haleto orgânico a partir de um alcano e um halogênio (X), o resultado não seria apenas um produto, mas uma mistura de derivados halogenados em que o halogênio ocuparia todas as posições possíveis.
 

Hidrocarbonetos cíclicos

A cadeia de um hidrocarboneto não é linear, razão por que pode se fechar sobre si mesma, se formando um hidrocarboneto cíclico. Quando todas as ligações são simples, recebem o nome de cicloalcanos, que são hidrocarbonetos saturados de cadeia fechada. Sua fórmula geral é CnH2n
O mais simples deles é o ciclopropano:
 
Esses hidrocarbonetos são mais instáveis que os de cadeia aberta com o mesmo número de carbonos, e seus pontos de fusão e de ebulição são mais altos.


Anterior Início Próxima