Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  


Estrutura das cadeias de carbono
 
O carbono está situado no segundo período, grupo IVA, da Tabela Periódica e tem quatro elétrons de valência. Os átomos de carbono têm a propriedade de formar cadeias entre si de extensão muito variável. Essas cadeias podem ser fechadas ou abertas. Estas, por sua vez, podem ser lineares ou ramificadas.

Isomeria

Quando uma série de compostos tem a mesma fórmula molecular, mas propriedades distintas, diz-se que são isômeros. A isomeria pode ser de diferentes classes. Na isomeria de cadeia, os compostos têm os mesmos átomos, mas distribuição diferente na cadeia — em um é linear e em outro, ramificado:
 
A isomeria de posição ocorre nos compostos que têm o mesmo grupo funcional ou ramificação em pontos distintos da cadeia; o primeiro é um álcool primário e o segundo, um álcool secundário:
CH3 – CH2 – CH2OH e CH3 – CHOH – CH3
 
Quando dois compostos têm a mesma fórmula, mas grupo funcional diferente, como um aldeído e uma cetona, a isomeria é de função:
CH3 – CH2 – CHOH e CH3 – CO – CH3
 
Tautomeria é um tipo de isomeria na qual os compostos isômeros se interconvertem o tempo todo. Esta situação dinâmica na qual um isômero origina o outro é denominada equilíbrio tautométrico. Um caso famoso de tautomeria é o equilíbrio entre a propanona (acetona) e o álcool 2-hidroxipropeno, ou 2-propenol. Este equilíbrio também é conhecido como equilíbrio ceto-enólico e é um caso particular de tautomeria.


Anterior Início Próxima