Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Pressão de vapor das soluções

pressão de vapor de uma mistura é diferente da pressão de vapor do solvente puro. No caso de uma solução líquida com um soluto não-volátil, a pressão de vapor é sempre menor que a do solvente.
 
Lei de Raoult

O químico-físico francês François Marie Raoult descobriu, em 1882, por que em alguns casos o soluto fica retido no interior da solução, sem passar para a fase gasosa. Ele demonstrou que a pressão de vapor de uma solução de soluto não-volátil (p) é igual ao produto da pressão de vapor do solvente puro (p0) multiplicado pela fração molar do soluto e pelo fator de Van't Hoff, ou seja,(xd): p = p0 xdi.
 
Lei de Dalton

Numa solução de líquidos voláteis, os dois componentes evaporam. Nesse caso, a pressão total será a soma das pressões parciais de cada um dos vapores. Essa pressão pode ser calculada se considerarmos um dos componentes como volátil e o outro como não-volátil, o que permite conhecer a participação do primeiro sobre a pressão total. Se invertermos a suposição, conheceremos a participação do outro componente. A pressão no recipiente será, pois, a soma dessas duas pressões: p = pa0xa + pb0xb. Sendo que a e b são os dois componentes voláteis.


Anterior Início Próxima