Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que falta e o que sobra

A humanidade é voraz em seu consumo de produtos e de energia. Em muitos casos, o consumo de matérias-primas extraídas da natureza para a obtenção de produtos é maior do que a capacidade da natureza de repor esses recursos. É o que acontece quando florestas começam a ser extintas ou a água torna-se escassa.

O processo de utilização de energia para a transformação da matéria também pode deixar muitos resíduos, comumente chamados de poluição. Genericamente, poderíamos dizer que a humanidade é poluidora, já que utiliza energia para a transformação dos recursos naturais e esse processo sempre deixa resíduos. Na natureza, os processos de obtenção de energia estão arranjados de modo a permitir que haja uma circulação da matéria e da energia por meio de ciclos biológicos.

Nosso estilo de vida, no entanto, leva a uma produção de poluição acima da capacidade da natureza de regenerar o ambiente. A sociedade moderna pouco recicla seus materiais e ainda desperdiça muita energia.

O desafio da atualidade é encontrar fontes de energia menos poluentes e desenvolver formas de reaproveitamento dos resíduos que a sociedade produz. Olhe novamente ao seu redor e pense quantas transformações são necessárias e quantas poderiam ser poupadas – e veja quanta química existe a sua volta.

 
 
 


Anterior Início