Busca  
  Economia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Fernando Henrique e a busca da estabilização

Primeira grande estatal brasileira, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi privatizada em abril de 1993.
Durante o governo de Itamar Franco, em 1º de julho de 1994, foi lançado o Plano Real de estabilização econômica. O sucessor de Itamar e artífice do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994, elegeu a estabilização econômica como a prioridade máxima de sua gestão. Para isso, manteve altas as taxas de juros e abriu o mercado para capitais e produtos estrangeiros.
 
O Estado retira-se
Com a inflação controlada em porcentagens muito baixas, o Governo Fernando Henrique trabalhou no sentido de diminuir a participação do Estado nas atividades econômicas, promovendo amplo processo de privatizações.
 

A Inflação na História

No Brasil, as várias mudanças de moeda e o descontrole inflacionário sempre penalizaram a parcela mais pobre da população e os problemas sociais costumam ser mascarados e controlados por acordos entre as elites dominantes. Na Alemanha – após a Primeira Guerra Mundial –, o problema da inflação galopante levou, junto com outras causas, ao fortalecimento do nazismo. Em 1923, o valor do dólar naquele país chegou a 4 trilhões de marcos! Eram comuns cenas de pessoas empurrando carrinhos de dinheiro para uma simples compra no mercado. A incapacidade do governo alemão de encontrar soluções para reerguer a economia facilitou o caminho para que um líder extremista empolgasse o povo com o sonho da grande Alemanha.


Anterior Início