Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Ocupação de Santa Catarina

Mapa da Ilha de Santa Catarina, onde se localiza a capital do Estado, Florianópolis.
Em 1658, os portugueses decidiram garantir a posse do território. Fundaram a cidade de Nossa Senhora de Graça do Rio de São Francisco e, em 1676, Santo Antônio dos Anjos da Laguna, ambas em Santa Catarina. Pretendiam, a partir daí, povoar os campos onde o gado, abandonado pelos jesuítas, crescia livremente.

 
O rio da Prata

A ocupação da região do rio da Prata era de fundamental importância para os portugueses, tanto do ponto de vista expansionista quanto do econômico. Navios espanhóis alcançavam o oceano Atlântico e partiam para a Europa carregados de prata, retornando com contrabando inglês.


Portugueses fundam a Colônia do Sacramento


Campeiros Proprietários de Tropas, na Província do Rio Grande, aquarela de J.B. Debret.
Associados aos ingleses, os portugueses tentaram quebrar o monopólio colonial da Espanha e fundaram, em 1680, a Colônia do Sacramento. Ela ficava em território espanhol, na margem esquerda do rio da Prata, onde hoje é o Uruguai, em frente a Buenos Aires. Começaram a ocupar ainda o litoral catarinense, abaixo de Laguna, também em terras espanholas. Conflitos entre os dois povos tornaram-se constantes nos cem anos seguintes. Embora expulsos várias vezes da Colônia do Sacramento, os portugueses permaneceram no território graças a acordos diplomáticos.


Anterior Início Próxima