Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Chegam os açorianos

Visando incorporar o território correspondente ao atual Uruguai às terras brasileiras, o governo português estimulou a vinda de estrangeiros. A primeira leva chegou em 1742, quando cerca de 60 casais da Ilha dos Açores, em Portugal, se instalaram às margens do rio Guaíba, onde fundaram a vila Porto dos Casais (1742). Ao chegar, cada casal de imigrantes recebia glebas demarcadas, espingarda, munição, duas vacas, uma égua e comida para um ano.

Vista Geral de Antonina, aquarela sobre papel, de William Lloyd, 1872.


Até 1756, cerca de 5 mil açorianos chegaram ao Sul, onde trabalharam no cultivo de mandioca, feijão, milho e, principalmente, trigo. Em 1810, Porto dos Casais passou a se chamar Porto Alegre.



Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída em 1704, em Santa Catarina.
Governo das sesmarias

 
Outra forma de ocupação do território foi a doação de sesmarias nas áreas das antigas reduções. A terra foi distribuída entre oficiais e soldados das tropas portuguesas, que se fixaram na região, criando gado para a produção de couro.


O caudilho

Construção de imigrantes açorianos, em Santa Catarina.
Em meados do século XVIII, surge a figura do caudilho – um estancieiro que cria gado em suas terras. Carismático, não deixa de lado o ímpeto guerreiro e, junto com seus fiéis funcionários, é capaz de entrar em batalhas para defender a posse de seu terreno e de seu rebanho.


O Tratado de Santo Ildefonso

Cena do filme A Missão, que retrata a época das missões jesuítas no Sul do Brasil e o conflito entre portugueses e espanhóis.
As constantes brigas entre portugueses e espanhóis pelo Sul fizeram com que o Tratado de Tordesilhas perdesse seu valor.Ao longo dos anos, novos acordos de paz foram assinados, mas não cumpridos.

Réplica de igreja dos Sete Povos das Missões.
Pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777), as regiões do Paraná e de Santa Catarina pertenceriam ao Brasil, enquanto a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões seriam da Espanha. Assim, durante os 24 anos seguintes, o atual Rio Grande do Sul ficou sob domínio espanhol. Em 1801, tropas gaúchas atacaram a região dos Sete Povos das Missões e conquistaram o território em definitivo para o Brasil.


Anterior Início Próxima