Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A Guerra do Prata

O antigo desejo português de dominar a região do Prata ganhou força em 1816, quando eclodiram conflitos entre argentinos e cisplatinos da Banda Oriental (hoje Uruguai). D. João, que se mudara com a Família Real portuguesa para o Brasil, em 1808, determinou a invasão da Banda Oriental, alegando que as fronteiras rio-grandenses corriam perigo. Em fevereiro de 1817, tropas portuguesas ocuparam Montevidéu e, em 1821, todo o território foi incorporado ao domínio português, passando a chamar-se Província Cisplatina.

Reação argentina

Os avanços territoriais brasileiros preocuparam o governo argentino e geraram focos de revolta entre guerrilheiros republicanos da Província Cisplatina. Em 1825, patriotas saídos de Buenos Aires proclamaram a independência da Cisplatina e anunciaram sua incorporação à Argentina. Os brasileiros foram expulsos apenas em 1827.

Brasil e Argentina em guerra
Festa da uva em Caxias do Sul, hoje grande centro urbano da serra gaúcha.

Dom Pedro I declarou guerra à Argentina em novembro de 1825. As duas nações esgotaram suas forças na batalha e concluíram não ter condições de dominar o território. Em 1828, assinaram um tratado de paz, determinando a independência da Cisplatina, que passou a se chamar República Oriental do Uruguai.



Anterior Início Próxima