Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Rumos da vida urbana

A ampliação das ferrovias, o transporte por bonde elétrico e a energia elétrica (em 1901) dinamizaram as possibilidades da cidade de São Paulo.


O edifício Martinelli: de frente para a
Avenida São João, o primeiro arranha céu da América Latina.
Tráfego intenso no antigo Viaduto do Chá, no início do século XX.

O trem atravessa a capital

Os trilhos da Estrada de Ferro Santos–Jundiaí cruzavam a cidade de São Paulo no sentido leste–oeste, levando o desenvolvimento aos bairros da Lapa, dos Campos Elíseos, à região da Luz e do Brás. Junto das estações foram surgindo os armazéns e as indústrias.

A Estação da Luz, inaugurada em 1901, era cópia exata da estação de Sydney, na Austrália. O material para a sua construção foi importado da Inglaterra e o seu custo final foi de 150 mil libras esterlinas. A grandiosa estrutura foi quase destruída por um incêndio em 1946. Foi reconstruída, com acréscimo de mais um andar aos quatro já existentes.


Estação da Luz no início do século XX: projetada pelos engenheiros ingleses da São Paulo Railway Company, foi feita a partir de uma estrutura pré-moldada de ferro fundido.



Chega o bonde elétrico

Substituindo o vagão puxado por burros, que estava em uso desde 1872, o bonde elétrico surgiu em 1900. A Light & Power lançou linhas que iam do Largo São Bento a Barra Funda, Bom Retiro e Vila Buarque, entre outros. Logo foi preciso aumentar a produção de energia. O consumo da cidade fez nascer, em 1901, a primeira usina hidrelétrica da Light & Power: a Usina Parnaíba, hoje Edgar de Souza, no rio Tietê.


Bonde próprio para operários, em 1916; à direita, um bonde mais confortável para o restante da população.

Chega a luz elétrica

Em 1901, a Light & Power adquiriu o controle acionário das companhias de bonde da capital e passou a eletrificá-los. Assumiu também outros serviços básicos, como o fornecimento de gás canalizado e a instalação de linhas telefônicas e de luz elétrica nas residências.



Anterior Início Próxima