Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Antônio Conselheiro

Trabalhadores rurais de Pernambuco reúnem-se em manifestação das Ligas Camponesas.
O cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, liderou o maior movimento messiânico da História do Brasil. Por volta de 1870, passou a vagar pelo sertão. Adotando um comportamento místico-religioso, previa o fim do mundo para 1900.
 
Em suas andanças pelo sertão, Antônio Conselheiro arrebanhou fiéis e a fama de santo. Ele e seus seguidores fundaram, em 1893, em uma fazenda abandonada, o arraial de Canudos, um oásis no sertão, com muita água e próprio para a agricultura e a pecuária.

A Guerra de Canudos
O general Artur Oscar Andrade Guimarães (segundo, da esquerda para a direita), comandante da última expedição a Canudos, e seu alto comando.

Logo, os fazendeiros, a Igreja e o governo opuseram-se àquela concentração. Mais de 20 mil sertanejos descobriram um meio de sobrevivência. A repressão veio em seguida. Entre 1896 e 1897, três expedições foram enviadas a Canudos, mas os militares foram derrotados. No último ataque, também em 1897, o povo de Canudos foi executado a tiros. Enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo para cobrir o confronto, Euclides da Cunha escreveu o clássico Os Sertões (1902), no qual narra a luta.


Anterior Início Próxima