Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As Ligas Camponesas

Lideranças das Ligas Camponesas de prontidão.


No interior de Pernambuco, em meados da década de 1950, os lavradores mobilizaram-se e criaram, em Vitória de Santo Antão, a primeira Liga Camponesa (1954). Essas associações tornaram-se um emblema da luta pela terra no Nordeste. Reivindicavam a extensão das garantias da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos trabalhadores rurais e a reforma agrária.


Camponeses em movimento

Com a ajuda do advogado Francisco Julião Arruda de Paula e de parte da Igreja Católica, as Ligas promoveram uma greve de 200 mil camponeses em Pernambuco, em 1963, conseguindo diversos benefícios. Em 1964, fundaram a Federação das Ligas Camponesas de Pernambuco, dissolvida pelos militares.

Enquanto isso...

Criado em 1948, Israel tem uma área de quase 22 mil quilômetros quadrados e uma população de 5,5 milhões de habitantes. Boa parte de seu território é desértica, mas, com a implantação de modernas técnicas de irrigação, foram instaladas mais de 700 comunidades agrícolas. Sua produção agrícola supre 95% das necessidades nacionais. No sul do país, a agricultura é possível graças à rede de canais e reservatórios que levam água do lago Tiberíades (ao norte) e do rio Yarcon (no centro) às terras desérticas da região.


Anterior Início