Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Declínio do Estado Novo

Capa da revista Careta, de abril de 1941, satiriza o não-envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra.
Vargas silenciou a oposição, mas a derrota de seus modelos inspirados na Segunda Guerra Mundial (Alemanha e Itália) incentivou a redemocratização. O Brasil, que entrara na guerra contra esses países, vivia o dilema de ser governado por um regime semelhante àqueles contra os quais lutara. Antes do fim da Segunda Guerra, várias manifestações pela democracia ocorreram em todo o país.

Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) aproximam-se de Montese, na Itália, em abril de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.

Limites da redemocratização


Em abril de 1945, foi criada a União Democrática Nacional (UDN). Em maio do mesmo ano, nasceu o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi legalizado. Vargas foi deposto por um golpe militar em 29 de outubro.


Vargas aceitou a deposição declarando: "Preferia que os senhores me atacassem, e meu sacrifício ficaria como um protesto contra essa violência. Já que é um golpe branco, não serei elemento de perturbação". Vargas partiu para sua cidade natal, São Borja, no Rio Grande do Sul, dois dias depois. 


Novas eleições aconteceram em 2 de dezembro. Venceu o marechal Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra de Vargas. Durante esse período de transição, o governo foi ocupado por José Linhares, então ministro do Supremo Tribunal Federal. Chegava ao fim o Estado Novo.


 
Isabela Garcia, Malu Mader e Paula Lavigne em Anos Dourados: minissérie da Rede Globo que retratou o comportamento dos jovens no final da década de 1950.
 


Anterior Início