Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Revolução Pernambucana

Em 1808, com a vinda de D. João e da Família Real para o Brasil, o governo beneficiou o Sudeste em detrimento do Nordeste, que vinha sendo desprestigiado por Portugal desde o fim do Ciclo da Cana-de-Açúcar. Os pesados impostos, os abusos administrativos, uma administração militar arbitrária, aliados à insatisfação popular e à propagação dos ideais anticolonialistas divulgados pela maçonaria, fizeram surgir em Pernambuco um movimento de emancipação do Brasil.

Dois meses de independência

Proprietários de terras, comerciantes, padres e bacharéis articularam, em 1817, uma conspiração contra os militares e comerciantes portugueses; porém, o movimento foi descoberto. No dia 6 de março, um dos líderes insurgentes, o capitão José de Barros Lima, matou um brigadeiro português ao reagir à voz de prisão, deflagrando a revolta em Recife. O governador Caetano Pinto Montenegro fugiu para o Rio de Janeiro, os manifestantes tomaram o poder, criaram um governo provisório e proclamaram a República.

Em junho, as tropas do governo sufocaram a revolta. Três líderes foram fuzilados em Salvador e outros quatro foram enforcados e esquartejados.



Enquanto isso...

Ao mesmo tempo que os brasileiros construíram sua unidade territorial à custa de muitas batalhas, a Colômbia enfrentou conflitos que resultaram na divisão do país. Em 1717, a Espanha havia criado o vice-reinado de Nova Granada, abrangendo os atuais Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Os espanhóis foram expulsos em 1810, mas as rivalidades entre o grupo que defendia a federação (liberal) e o que queria um poder central forte (conservador) abriram brechas para a reconquista espanhola. A Colômbia consolidou sua independência em 1819. Logo o novo país viu os conflitos internos aumentarem, até que a Venezuela e o Equador se separaram, em 1830. Depois disso, a guerra civil entre liberais e conservadores prosseguiu. A mais sangrenta ocorreu de 1899 a 1903, com a morte de 100 mil colombianos. Foi declarada a independência do Panamá.



Anterior Início