Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O que cada um faz?

Agora que você já conhece o papel de cada um dos três poderes, veja a função de cada cargo.

Presidente da República

É o chefe do País e do poder Executivo. É ele quem decide onde se constroem as escolas, os hospitais, as rodovias, as ferrovias federais e controla bens públicos. Se tiver autorização do poder Legislativo, o presidente pode declarar estado de emergência e até uma guerra. Eleito pelo voto direto, tem mandato de quatro anos.

Deputados federais e senadores

São os representantes do poder Legislativo. Seu trabalho é elaborar leis que regulamentem a vida do País e fiscalizar a ação do Executivo. São eleitos diretamente, para mandatos de quatro anos, para deputado, e oito anos, para senador. O número de deputados por estado varia de acordo com a população do estado. Já o Senado tem um número fixo de três senadores por estado – que são trocados na proporção 13 e 23.

Governador

É o representante do poder Executivo nos estados. Entre suas tarefas estão construir e conservar escolas, hospitais e ferrovias estaduais. É eleito diretamente para um mandato de quatro anos.

Deputados estaduais

São os representantes do Legislativo na esfera estadual. Além de fiscalizarem as ações do Executivo estadual, devem elaborar leis para o estado. São eleitos diretamente e seu mandato é de quatro anos.

Prefeito

Na esfera municipal, o prefeito é a voz do Executivo. Constrói escolas, hospitais, organiza o transporte coletivo, apresenta projetos de leis à Câmara Municipal. Seu mandato é de quatro anos, também dado pelo voto popular.

Vereadores

São o poder Legislativo nos municípios. Fiscalizam os atos do prefeito e de seus secretários e elaboram leis para a cidade. São eleitos diretamente, para quatro anos de mandato.
 


Anterior Início Próxima