Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Dia 15 de novembro

Em 15 de novembro de 1894 os militares reconstituem o momento da Proclamação da República em 1889.
Golpe

Na noite de 11 de novembro, enquanto a monarquia bailava em homenagem aos oficiais da marinha chilena na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa e marechal Deodoro da Fonseca tramavam o golpe de estado. No dia 14 de novembro, as unidades militares de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, rebelaram-se contra o império.

Proclamação

Na manhã do dia 15 Deodoro da Fonseca, que estava doente, foi tirado da cama e marchou em direção ao Ministério da Guerra para derrubar a monarquia. Não houve resistência. Na tarde do mesmo dia, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, José do Patrocínio declarava instalada a república. No dia seguinte, o marechal emitiu os primeiros atos do governo provisório, entre eles a expulsão da família real.

Atenção!

Enquanto os republicanos derrubavam o império, o povo se manteve alheio ao episódio. Mas a insatisfação com as questões cotidianas ficou clara na Revolta dos Vinténs (1880) e na Revolta dos Quebra-Quilos (1874). A primeira revolta questionava as altas taxas do transporte público e a segunda, os impostos.

Fique ligado! 

Hoje na Ilha Fiscal, Rio de Janeiro, existe um museu aberto ao público com tudo que usaram no baile, o último do Império. No dia seguinte ao baile o pessoal da limpeza encontrou chapéus, lenços e até peças íntimas femininas espalhadas


Anterior Início Próxima