Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Facções do movimento

Fundação Biblioteca Nacional, RJ
O. Shoeff fotografou a viagem de dom Pedro II para Europa e Egito, que durou quase um ano, em 1872. As viagens intermináveis do imperador irritavam os partidos republicanos.
São Paulo

De 1870 até a Proclamação da República, dois grupos distintos se organizam em torno da ideia republicana: um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. O Partido Republicano Paulista (PRP), de caráter conservador, defendia a Federação, ou seja, um modelo de organização política centrada nas províncias e no fortalecimento do poder local.

Radicais e moderados

No Rio de Janeiro o movimento republicano era composto, principalmente, por profissionais liberais e jornalistas abolicionistas. No entanto, havia duas facções: a dos radicais, de Silva Jardim, e a dos moderados, de Quintino Bocaiúva. Os primeiros pregavam a revolução social como meio de alcançar a república. Já os seguidores de Quintino Bocaiúva, defendiam uma transição pacífica. Se possível, após a morte de dom Pedro II.

Fique ligado!

Hoje na Ilha Fiscal, Rio de Janeiro, existe um museu aberto ao público com tudo que usaram no baile, o último do império. No dia seguinte ao baile o pessoal da limpeza encontrou chapéus, lenços e até peças íntimas femininas espalhadas.


Café-com-leite


Os partidos mais representativos, no entanto, acabaram sendo os de São Paulo e Minas Gerais. Depois da proclamação, as duas províncias dominaram a política brasileira durante quase toda a república velha com a política do café-com-leite.


Anterior Início Próxima