Busca  
  Política externa   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O Brasil liberta-se de Portugal

Depois da exploração colonial portuguesa durante três séculos, o Brasil acompanhou a onda de emancipações na América Latina, proclamando sua Independência em 7 de setembro de 1822. Com as transformações econômicas mundiais, Portugal deixara de ser uma potência europeia desde meados do século XVIII.

Missão econômica do governo norte-americano, em 1916.
A dominação inglesa

O Brasil independente entrou na esfera de dominação da Inglaterra. Os tratados de Comércio e de Amizade, assinados entre Portugal e a Inglaterra – que privilegiavam a importação dos produtos ingleses em relação a outros países –, foram mantidos. Essa proteção facilitava o acesso do Brasil a empréstimos dos bancos ingleses.

As multinacionais tomam o Brasil de assalto: cartaz de propaganda dos tecidos da indústria francesa Rhodia, em julho de 1938.
Exportação de capitais


O surgimento da indústria também contou com forte participação da Inglaterra. A partir da década de 1870, a exportação de capitais e de maquinário para a indústria de bens de consumo tornou-se um negócio interessante.

Empresas de serviços

A necessidade de criar infraestrutura para as atividades industriais, como transportes e energia elétrica, levou o país a oferecer concessões a empresas com capacidade de instalação e manutenção desses serviços. A maioria delas era inglesa, norte-americana ou canadense.


Anterior Início Próxima