Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Nobres e burgueses

Muitos dos comandantes, donatários, governadores-gerais e ministros eram amigos pessoais do rei. Mem de Sá foi nomeado governador-geral da Colônia e chegou ao Brasil em 1558. José Bonifácio de Andrada e Silva foi membro da Academia das Ciências de Lisboa e percorreu a Europa durante dez anos aprimorando sua formação. As doações e os cargos ficavam nas mãos de um grupo limitado à nobreza ou à alta burguesia.

Funcionários da Coroa
Os Refrescos depois do Jantar, de Jean-Baptiste Debret: burburinho no porto do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX.

As relações entre representantes do rei e a Coroa nem sempre eram amistosas. Muitas vezes havia discordância sobre as medidas a serem tomadas. Articulações políticas também podiam piorar a imagem que a realeza fazia de seus funcionários. Tomé de Sousa não concordava com a autonomia que o donatário de Pernambuco possuía ante o governo-geral. Mem de Sá via pouca responsabilidade em D. Sebastião, que doava sesmarias a qualquer pessoa. As relações entre D. Pedro I e José Bonifácio foram repletas de brigas e conciliações.

A princesa regente

Poucas mulheres destacaram-se em cargos oficiais no Brasil até a República. Isso foi consequência da sociedade patriarcal que se organizou na Colônia, repetindo relações já existentes em Portugal. A princesa Isabel, depois de 1870, assumiu com seriedade a regência do Império, tomando atitudes que mudaram o caminho do país

O operário candidato

Na República, teve sequência o apadrinhamento que levava aos cargos públicos membros das famílias tradicionais ou figuras de confiança dos presidentes. Após dois períodos ditatoriais – o de Getúlio Vargas (1930 a 1945) e o militar (1964 a 1985) –, o Brasil rumou para a democratização. Em 1989, pela primeira vez no país um operário – Luís Inácio Lula da Silva – candidatou-se à Presidência da República. Derrotado nessa eleição e na seguinte, Lula elegeu-se presidente em 2002. Em janeiro do ano seguinte, pela primeira vez na história do país, um operário assumiu a Presidência da República


Anterior Início