Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892)

Marechal Deodoro da Fonseca.
Nasceu em Alagoas, filho de militar e com muitos irmãos militares. Destacou-se por seus atos de bravura na Guerra do Paraguai (1864 a 1870), participando de todas as campanhas. Após o conflito, a influência dos militares cresceu e alterou muito o futuro do Brasil. Os ideais positivistas do francês Auguste Comte, divulgados por Benjamin Constant na Escola Militar, falavam em princípios científicos e ordem como meios para alcançar o progresso da sociedade.

Os ideais positivistas do francês Auguste Comte, divulgados por Benjamin Constant na Escola Militar, falavam em princípios científicos e ordem como meios para alcançar o progresso da sociedade.


A postura antiescravagista, que ganhou espaço após a participação de muitos negros na Guerra do Paraguai, tornou-se mais um foco de conflito entre os oficiais e o Império. Ela foi uma das origens da Questão Militar, quando ministros de D. Pedro II decretaram punições para os militares que simpatizavam com os princípios abolicionistas. Deodoro, como vários outros, sempre se manteve fiel aos companheiros do Exército.

A Proclamação da República

Aliado a intelectuais republicanos, como Rui Barbosa, Quintino Bocaiúva, e aos cafeicultores do oeste paulista, Deodoro da Fonseca liderou um movimento exigindo a mudança do regime político no país. No dia 14 de novembro de 1889, com o boato de que o Visconde de Ouro Preto teria decretado a prisão de Deodoro e Benjamin, dois regimentos sediados no Rio de Janeiro rebelaram-se. Na madrugada do dia 15, embora doente, Deodoro assumiu o comando das tropas. O Visconde de Ouro Preto, que estava refugiado no Ministério da Guerra, foi deposto.

Na tarde do dia 15, republicanos civis reuniram-se na Câmara do Rio de Janeiro e redigiram a Ata da Proclamação da República. O Império chegou ao fim e a Família Real foi expulsa do Brasil.

Deodoro acumulou inimigos e implantou uma série de mudanças:
- Regulamentou o casamento civil.
- Decretou a naturalização, tornando brasileiro todo estrangeiro residente no Brasil, exceto os que desejassem o contrário.
- Separação entre Igreja e Estado.
- Criação da bandeira republicana, com o lema positivista 'Ordem e Progresso'

O caos provocado pelo Encilhamento, plano econômico do ministro da Fazenda Rui Barbosa, também foi motivo para críticas da oposição.



Liteira usada pela nobreza e pelas grandes fortunas do Brasil imperial.
A Assembleia elege Deodoro


Em 15 de novembro de 1890, o marechal convocou eleições para uma Assembleia Constituinte, que, em 24 de fevereiro de 1891, promulgou a primeira Constituição da República e o elegeu presidente, com pequena margem de votos. Seus projetos foram boicotados na Câmara pelos paulistas, que também questionavam seu ministério, por ter alguns monarquistas. O Parlamento foi dissolvido em 3 de novembro de 1891 e Deodoro assumiu poderes absolutos. Em 23 de novembro, desgastado e doente, renunciou. Morreu pouco tempo depois.


Anterior Início Próxima