Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O presidente João Goulart

Gaúcho de São Borja, João Belchior Marques Goulart coordenou a campanha de Getúlio Vargas para a Presidência da República em 1950. Nesse mesmo ano, foi eleito deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no qual ingressou em 1945. Foi ministrodo Trabalho (1953 a 1954) e vice-presidente da chapa de Juscelino Kubitschek em 1955.

O presidente João Goulart (à esquerda) e o primeiro-ministro Tancredo Neves assistem ao desfile de soldados na Vila Militar, no Rio de Janeiro,em fevereiro de 1962.

Rumo à Presidência
Plebiscito em 1963 decide pela volta do regime presidencialista ao país.

Jango foi reeleito vice-presidente em 1960, na chapa do general Henrique Teixeira Lott. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, assumiu a Presidência, mas sob o regime parlamentarista, então negociado pela cúpula militar. Um plebiscito (consulta popular), em 1963, oficializou a volta do presidencialismo e o compromisso de Jango de colocar em prática as reformas de base.

A armação do golpe

As alas conservadoras civis e militares, temendo as medidas reformistas do presidente, uniram-se para exigir sua renúncia. Jango foi derrubado pelo golpe militar de 1964. Sem organizar resistência, exilou-se a partir de 1966 no Uruguai. Em 1973, foi morar na Argentina. Passou seus últimos anos cuidando de suas propriedades no Brasil, no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, onde morreu.


Anterior Início Próxima