Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O que restou dos quilombos

Você sabia?

Você sabia que no dia 29 de junho de 2000 o governo publicou uma Medida Provisória que garante a proteção às tradições das comunidades que vivem em antigos quilombos?
A Fundação Palmares estuda comunidades que vivem em antigos quilombos

Comunidades negras

No Brasil existem ainda 724 comunidades negras vivendo em locais de antigos quilombos. São cerca de dois milhões de descendentes de quilombolas morando em comunidades isoladas. A maioria sobrevive de plantações de alimentos e da pesca.

Pesquisa

A Fundação Cultural Palmares – entidade ligada ao Ministério da Cultura – já reconheceu 32 comunidades remanescentes de quilombos. Mas apenas 18 delas receberam o título de posse definitiva da terra. De acordo com a Constituição brasileira, os descendentes dos escravos alojados em áreas de quilombos têm direito à posse da terra.

Quilombos com reconhecimento territorial

Clique na imagem para ampliar
Fundação Cultural Palmares

Quilombo Jabaquara

Uma singela casa de pau a pique foi a única coisa que restou de um antigo quilombo dentro da cidade de São Paulo. A casinha fica no bairro do Jabaquara – nome que tem origem do dialeto afro e quer dizer esconderijo de fujões. Por lá passaram cerca de 10 mil escravos foragidos entre 1882 e 1888. Hoje a casa virou um centro cultural afro, porém abandonado e fechado para visitas.


Anterior Início Próxima