Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Imigração em massa

Acervo Memorial do Imigrante, Museu da Imigração, SP
Os passaportes conservados no Museu da Imigração mostram que imigrantes de várias nacionalidades vieram para o Brasil. As razões, normalmente, eram socioeconômicas, políticas ou religiosas.
A expansão da cultura do café provocou a entrada maciça de trabalhadores europeus, sobretudo entre 1870 e 1940. A necessidade de produzir alimentos para o mercado interno também incentivou a imigração de lavradores.

Colônia

Antes da liberação da imigração por D. João VI, os estrangeiros que viviam no Brasil não eram considerados imigrantes, mas invasores. De 1500 até 1808, a Coroa portuguesa proibiu qualquer tipo de contato entre a Colônia e outros países. Nesse período, por causa da unificação das coroas ibéricas (1580 a 1640), só chegaram legalmente ao Brasil os portugueses e espanhóis colonizadores. Os franceses e os holandeses que estiveram no Nordeste eram invasores e, portanto, clandestinos no país. Os negros, por sua vez, chegaram como escravos e não eram considerados imigrantes.


Assalariados


No fim do século XIX, a maioria dos imigrantes europeus vindos para o Brasil para substituir a mão de obra escrava era destinada ao trabalho no campo. Muitos haviam saído de países que atravessavam grandes crises econômicas e, portanto, sonhavam fazer fortuna e regressar. No fim do século XIX e começo do século XX, 3 milhões de imigrantes, principalmente espanhóis, alemães e italianos, entraram no Brasil. Os japoneses vieram só no século XX. No entanto, contrariando o plano inicial, a maioria dos imigrantes não retornou ao país de origem, ainda que algumas famílias tenham feito fortuna.

Atenção!

A crise econômica na Itália e na Alemanha colaborou para que famílias inteiras viessem tentar a sorte do outro lado do Atlântico. Na Itália, praticamente um vilarejo inteiro – Schio – mudou-se para o Brasil, quando 66 de seus habitantes deixaram suas casas para tentar a vida no novo continente.


Anterior Início Próxima