Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os instrumentos de navegação

A balestilha foi um dos instrumentos que permitiram as grandes navegações.
Balestilha

Inventada pelos portugueses para estabelecer a latitude em territórios desconhecidos, a balestilha é um instrumento formado por duas peças de madeira móveis, articuladas em cruz. O marinheiro apontava o travessão entre o Sol, na parte de cima, e o horizonte, na parte de baixo, e obtinha a latitude local.

Quadrante

Instrumento que serve para determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontra. É uma peça metálica em forma de meia-lua. Para calcular a distância, o marinheiro comparava os dois pontos à altura de uma estrela visível no firmamento – na época, a estrela Polar.

O termo armilar tem origem latina e significa bracelete. A expressão se refere aos aros que envolvem o globo e que representam os meridianos, os círculos polares e o Equador.
Globo armilar


Sua invenção é atribuída ao filósofo grego Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.). Esse instrumento é usado para ensinar astronomia, fazer cálculos de geometria esférica e reconhecer a posição dos astros em diferentes épocas do ano. O globo central representa a Terra e os vários anéis concêntricos, os corpos celestes. Uma seta aponta para o pólo. Com a esfera, os antigos astrônomos procuravam compreender o mecanismo do universo e o movimento dos astros.


Anterior Início Próxima