Busca  
  Antiguidade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A cultura

Os pensadores gregos

Os sábios gregos esforçavam-se para explicar, pela razão, o mundo e a natureza que os rodeavam. Graças a eles nasceu a filosofia (ou seja, o amor ao saber) e desenvolveu-se a ciência. Suas teorias sobre matemática, geografia, história, astronomia, física e medicina são a base de nossa ciência moderna. Diferentes escolas surgiram em toda a Grécia. Pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Tales, Pitágoras, Heráclito, Arquimedes e Ptolomeu estabeleceram os fundamentos de nosso saber.

Sócrates (Museu de Selçuk, Turquia).
Pitágoras (Museus Capitolinos, Roma).

Deuses e mitos

Os gregos imaginavam seus deuses com as mesmas fraquezas e virtudes dosseres humanos, mas com uma grande diferença: eram imortais e tinhamdons extraordinários. Viviam no alto do monte Olimpo. Zeus era o pai detodos os deuses e de todos os homens. Mercúrio era o mensageiro dosdeuses. Apolo, o deus do Sol; Pan, dos pastores; Artêmis, a deusa dacaça. Os deuses intervinham constantemente em todos os aspectos da vidahumana. Suas aventuras se converteram em mitos. Em sua honra, eramcelebradas festas religiosas e esportivas, como os Jogos Olímpicos.



Para lembrar:
As acrópoles eram antigas cidadelas fortificadas, situadas na parte mais elevada da cidade a fim de protegê-la. A mais famosa é a Acrópole de Atenas, dedicada à deusa Atena. No século V a.C., a Acrópole foi reconstruída. Entrava-se nela pelos Propileus e dentro de seus limites estavam o templo de Atena Nike, o Erectêion e o Partenon.


A arte grega

Para os gregos, a arte tinha o sentido idealizado de beleza, moderação e equilíbrio. O suntuoso e o extravagante não eram considerados belos. As três ordens arquitetônicas principais eram a dórica, a jônica e a coríntia. Dedicava-se a máxima atenção à figura humana, buscando a geometria, o realismo e as emoções. As divindades eram humanizadas e suas figuras ocuparam um lugar de destaque na arquitetura grega. Tratava-se de uma cultura antropocêntrica, que colocava o homem no centro de tudo.

Para lembrar:
O Partenon era o templo dedicado a Atena. O número de colunas dóricas é excepcional (8 por 17). O interior tinha dois pisos com uma larga nave no centro e duas naves laterais estreitas. Abrigava a estátua da deusa Atena, esculpida por Fídias. Tinha mais de 12 metros de altura e era lavrada em ouro e marfim.



Anterior Início Próxima