Busca  
  Antiguidade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Tudo começou em Olímpia

Ninguém sabe precisar a data em que as primeiras competições esportivas foram organizadas na região do Peloponeso. Mas sabe-se que foram importantes a ponto de unir todas as cidades da região.



Eventos locais

Há mais ou menos três mil anos, um evento muito especial começou a acontecer na região do Peloponeso: eventos esportivos, realizados a cada quatro anos em Olímpia, e que reuniam os melhores atletas das redondezas. A data exata ninguém é capaz de precisar, mas a primeira menção escrita dos jogos é de 776 a. C. Com o tempo, o evento organizado em Olímpia foi ganhando importância, passando a reunir atletas de toda a Grécia. Também deu origem aos Jogos Pan-Helênicos que incluíam competições em Delfos, Coríntio e Neméia.

Quatro anos: uma Olimpíada
Atualmente, conhecemos como Olimpíadas o evento esportivo que reúne atletas de vários países. Na Antiguidade era diferente: Olimpíada eram os quatro anos que separavam uma edição dos jogos da outra.


União dos povos

Quando os primeiros jogos Olímpicos foram organizados, a Grécia era muito diferente do que conhecemos hoje. Em vez de um estado único, era um território formado por várias cidades-estados, cada uma delas com total independência política e econômica. Os jogos Olímpicos foram um dos primeiros pontos de união desses povos. Na época das competições, pessoas não só da Grécia, mas também das colônias gregas (na Itália, no Norte da África e na Ásia Menor), viajavam para Olímpia, inspiradas pelo sentimento de pertencer a uma mesma cultura ou região.


Anterior Início Próxima