Busca  
  Antiguidade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O valor do esporte

Os jogos olímpicos na Antiguidade eram muito diferentes do que vemos hoje pela TV. Desde a preparação dos atletas até os cuidados com a higiene tinham significado especial.

Todo mundo nu

Tanto nos treinos quanto nas competições, os atletas gregos apresentavam-se totalmente nus. Seus corpos eram modelados por exercícios físicos e, durante as práticas esportivas, serviam como modelo para escultores e pintores. A beleza do corpo nu era considerada um reflexo da beleza interna e representava o equilíbrio harmonioso entre o corpo e a mente. Por causa disso, a prática de esportes era muito valorizada na antiga Grécia. Todas as cidades tinham ginásios, onde os atletas treinavam e os jovens eram educados. Essa educação era a mais completa possível, e incluía, além dos esportes, música, aritmética, gramática e leitura.

Cuidados com o corpo

Nesses ginásios, os atletas também permaneciam totalmente nus. Sem a proteção das roupas, eles podiam dar uma atenção especial ao cuidado com a pele. Antes de começar qualquer treinamento, o atleta devia cobrir seu corpo com óleo de oliva e depois com uma areia bem fina. Essa combinação de óleo com areia tinha algumas funções importantes: além de ajudar a regular a temperatura do corpo e proteger contra o sol, era uma boa proteção contra os castigos corporais que eram aplicados pelos treinadores nos atletas que não praticassem seus
exercícios corretamente.


Anterior Início Próxima