Busca  
  Antiguidade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Cultura e religião

A religião romana
Júpiter Deus dos deuses.

A religião romana foi formada combinando diversos cultos e influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos, como Júpiter, pai dos deuses, Marte, deus da guerra, ou Minerva, deusa da arte. Em honra desses deuses eram realizadas festas, jogos e outras cerimônias. Os cidadãos, por sua vez, buscavam proteção nos espíritos domésticos, chamados lares, a quem rendiam culto dentro de casa. O Edito de Milão de Constantino estabeleceu a liberdade de culto aos cristãos, encerrando as violentas perseguições. No século IV, o cristianismo tornou-se a religião oficial, por determinação do imperador Teodósio.

A arte romana

Inspirada no modelo grego, a arte romana incorporou as formas e as técnicas de outras culturas do Mediterrâneo. Roma destacou-se na arquitetura com grandes edifícios privados e públicos. Entre os privados, incluíam-se as casas e as residências coletivas. Os públicos dividiam-se em religiosos (templos), administrativos e comerciais (basílicas) e lúdicos (teatro, anfiteatro e circo). O espírito prático de Roma reflete-se no urbanismo e nas grandes obras de engenharia, como estradas e aquedutos.

Para lembrar:
O Arco do Triunfo é um monumento de caráter comemorativo que era erguido em honra ao vencedor de campanhas militares e que simboliza a grandeza das construções públicas e a glória do Império. Esses arcos eram decorados com numerosas esculturas e inscrições relatando as façanhas militares do personagem homenageado.


A cidade de Roma no século I a.C.

O Coliseu de Roma é um exemplo da arte romana monumental.


No século I a.C., Roma passou por uma transformação espetacular, tornando-se uma cidade repleta de confortos, com casas comerciais, jardins e edifícios monumentais. Construíram-se numerosas residências e locais de diversão – como o Coliseu – e foram feitas grandes melhorias no sistema de esgotos e nos aquedutos da cidade.



Para lembrar:
O fórum romano era o centro da vida política, religiosa e comercial. Era uma grande praça retangular onde se situavam os edifícios públicos: os templos, a basílica e a cúria. Sob seus pórticos ficavam os estabelecimentos comerciais; no centro celebravam-se diversos atos públicos.


Anterior Início