Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Burguesia e poder político

A partir de meados do século XIX, a burguesia conseguiu tomar as rédeas do poder em muitos países europeus, assumindo o lugar antes pertencente à aristocracia. Foram implantados regimes políticos liberais, baseados numa constituição escrita e no reconhecimento dos direitos dos cidadãos. A burguesia defendia os princípios de liberdade individual, econômica, política e religiosa.

O liberalismo político e o parlamento

O liberalismo político surgiu no século XVIII contra o sistema de monarquia absoluta, que concentrava todo o poder nas mãos do rei. A base do liberalismo político é a divisão de poderes. Um deles, o legislativo, tem por objetivo fazer as leis, e se estrutura por meio de uma ou várias assembleias, formadas pelos representantes dos cidadãos. O nome que se dá a essas assembleias é Parlamento. A missão do Parlamento, além de legislar, é fazer contrapeso ao poder executivo, ou seja, o governo.

Os partidos políticos

O fenômeno dos partidos políticos é comum tanto na Antiguidade como no Renascimento. O partido político (tal como o conhecemos hoje) surgiu com o sistema parlamentar. Num primeiro momento, os partidos eram agrupamentos de burgueses que defendiam seus interesses econômicos e políticos. A partir do final do século XIX, nascem os partidos de massa que aglutinam o proletariado – partidos socialista e comunista.


Anterior Início Próxima