Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O governo Reagan

Ronald Reagan.
Ronald Reagan, eleito presidente dos Estados Unidos em novembro de 1980 e reeleito em 1984, foi o principal impulsionador da chamada 'revolução conservadora'. Esta revolução consistia em devolver a confiança na força norte-americana, perdida com a derrota no Vietnã – que colocou em dúvida a eficácia militar dos Estados Unidos – e com o fortalecimento econômico da Alemanha e do Japão – que colocou em questão a hegemonia norte-americana como país número um da economia mundial.

A revolução conservadora

A revolução conservadora se manifestou com uma postura de força diante da União Soviética e na intervenção econômica e militar na América Central e no Oriente Médio. No plano econômico, Ronald Reagan adotou as medidas que Margaret Thatcher vinha aplicando na Grã-Bretanha: congelamento da contratação de funcionários públicos, redução dos impostos das empresas, redução de 30% nos impostos pessoais, eliminação dos impostos sobre a propriedade, aumento do orçamento da Defesa, transferência da assistência social para os órgãos governamentais locais e privatização das empresas públicas, entre outras.

Guerra nas Estrelas

Foi o nome pelo qual ficou conhecido o projeto de defesa espacial iniciado por Ronald Reagan. O presidente norte-americano tentou convencer a opinião pública, os políticos e os cientistas da possibilidade de criar um escudo espacial de proteção contra as armas nucleares soviéticas. O esforço econômico e militar necessário para competir com o projeto americano da 'Guerra nas Estrelas' foi decisivo para o enfraquecimento da União Soviética.

Para lembrar:

A sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos é conhecida como Pentágono. Tem esse nome porque a planta do edifício tem a forma de um pentágono. Também é a sede do Alto Comando Militar, ou seja, o conjunto de altos cargos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica dos Estados Unidos.
Pentágono (EUA).



Anterior Início Próxima