Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Novo modo de produzir e de viver

Fachada de um banco do final do século XIX.
O capitalismo financeiro


As novas empresas exigiam grandes investimentos financeiros. Para isso recorriam aos bancos, criando uma aliança entre industriais e banqueiros. Dessa união, surge o capitalismo financeiro, que substitui o velho capitalismo de livre concorrência pela concentração empresarial e supremacia dos bancos. Organizações empresariais são formadas para controlar os diferentes setores da produção e dominar o mercado internacional.

As grandes cidades

O aumento da população e o êxodo dos camponeses para os núcleos urbanos causou, a partir de meados do século XIX, uma mudança no aspecto das cidades. A superfície habitável tornou-se pequena para tantos moradores e as antigas muralhas foram derrubadas. Novos bairros residenciais foram construídos para os burgueses, enquanto os operários se assentavam nas novas áreas industriais que, em geral, não seguiam um plano urbanístico adequado. A iluminação elétrica, o transporte público e os grandes edifícios tornaram-se comuns.

Berlim, foto de 1900.

O sufrágio

Grupo de mulheres sufragistas em manifestação a favor do voto feminino.
O sufrágio (ou eleição) é o direito de voto dos cidadãos, uma das principais maneiras de participação política. O sufrágio universal ou direito de votar estendido a todos os cidadãos, era uma reivindicação dos partidos e grupos políticos progressistas e democráticos desde o princípio do século XIX. Criticavam-se as eleições restritas (voto censitário) que discriminavam as classes menos favorecidas, já que apenas os segmentos sociais mais ricos votavam. As primeiras experiências de sufrágio universal ocorreram na Europa em meados do século XIX, mas não incluíam as mulheres. Em resposta, em vários países elas se organizaram em grupos de protesto para reivindicar seu direito de voto: eram as sufragistas. As mulheres só conseguiram o direito ao voto no início do século XX.


Anterior Início Próxima