Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Napoleão Bonaparte

Napoleão nasceu na Córsega em 1769. Quando a Revolução Francesa começou,
era tenente e tornou-se um dos mais destacados oficiais revolucionários. Enviou
uma triunfante expedição à Itália contra os austríacos e conseguiu entrar em seu
território. Mais tarde, ocupou o norte do Egito. Após algumas vitórias no
Oriente Médio, regressou à França, onde a população o recebeu como herói.

O Consulado

Clique na imagem para ampliar.
Em 1799, a França passava por maus momentos. A violência revolucionária já terminara, mas os exércitos inimigos acossavam o país. No dia 18 do mês de Brumário (novembro, segundo o calendário revolucionário), Napoleão deu um golpe de estado e instaurou um novo governo: o Consulado. Autonomeou-se primeiro-cônsul. Nesse período, a França passou por um processo de modernização: a economia cresceu nitidamente, a administração foi reestruturada e o exército recuperou sua capacidade ofensiva.

As resistências

Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808, de Francisco de Goya.

Embora alguns soberanos cedessem às pressões de Napoleão, a população dos territórios ocupados não aceitou a presença das tropas imperiais. Em 2 de maio de 1808, o povo de Madri se amotinou contra os franceses. O general Murat comandou a repressão, que custou a vida de centenas de espanhóis. Foi o início da Guerra da Independência, que se estenderia em todo o território da Espanha. Enquanto isso, nas colônias espanholas da América, articulavam-se movimentos pela quebra do Pacto Colonial.

Waterloo

Napoleão em Waterloo, segundo uma gravura da época.
Em 1813, Napoleão vencido por uma coalizão anti-francesa formada, entre outros, pela Áustria, Inglaterra, Prússia e Rússia, foi deportado para a ilha de Elba. Trazido de volta à França por seus partidários tentou reestruturar o Império. As potências europeias declararam guerra mais uma vez e conseguiram derrotá-lo novamente em Waterloo. Seu retorno como imperador durou apenas cem dias. Depois da segunda derrota, foi exilado na ilha de Santa Helena, na África.


Anterior Início Próxima