Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A guerra civil

Após a Revolução, a Rússia iniciou uma guerra civil brutal (1918-1921). Os partidários do antigo regime e os liberais formaram o Exército Branco, visando atacar o novo Estado. Eram apoiados por diversos países europeus, temendo que a Revolução se espalhasse pela Europa. Para vencer, os bolcheviques recorreram a uma nova organização econômica muito rígida que procurava controlar toda a economia por meio do Estado: o comunismo de guerra, garantindo aos vermelhos o controle de todos os recursos materiais do país. Além disso, sob o comando de Trótski, organizaram o Exército Vermelho, que acabou vitorioso.

Leon Tróski.
O Exército Vermelho


Com a guerra civil, foi necessário organizar um exército capaz de bloquear o avanço dos Brancos. Com grande habilidade, Trótski conseguiu compor um exército de três milhões de soldados, submetidos a uma disciplina rigorosa. Eles se transformaram no braço armado dos bolcheviques.

Para lembrar:

Trótski é uma figura chave da Revolução, além de ter sido seu historiador. Organizou o Exército Vermelho e evitou a vitória das forças contrarrevolucionárias durante a guerra civil. Com a morte de Lênin, enfrentou Stálin mas teve de fugir para o México, onde acabou assassinado.


Anterior Início Próxima