Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A guerra no Pacífico

Explosão de uma bomba atômica.
Nos primeiros meses de 1942, os japoneses conquistaram amplos territórios da Ásia e do Pacífico. Até agosto de 1942, os Aliados não conseguiram armar um contra-ataque. Este acabou se realizando com lentidão, pois os japoneses estavam entrincheirados nas ilhas do Pacífico. Em 1945, diante da resistência japonesa, o presidente americano Harry S. Truman deu ordem para lançar as primeiras bombas atômicas da história, contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rendeu imediatamente.

Para lembrar:

O exército japonês foi, provavelmente, o mais disciplinado da guerra. Essa disciplina baseava-se na crença ao caráter sagrado dos valores militares e patrióticos. Essas convicções levavam os soldados a perseverar em suas posições, mesmo diante de situações desesperadas. Alguns oficiais preferiam o suicídio à rendição.

O exército americano

Antes da guerra, o exército dos Estados Unidos era composto de profissionais. Em 1940, porém, foi instituído o serviço militar obrigatório. O país chegou a ter mais de dez milhões de homens mobilizados. Muitos eram jovens recrutas, mas haviam sido treinados para a guerra.


Anterior Início Próxima