Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Cuba nos anos 70 e 80

Nas décadas de 70 e 80, o quadro internacional de distensão possibilitou o fim do isolamento cubano. Relações diplomáticas foram restabelecidas com a Venezuela, Panamá, Colômbia e Espanha. Paralelamente, um acordo contra a pirataria aérea foi firmado com o governo norte-americano. A tensão nas relações com os Estados Unidos retornou durante o governo de Ronald Reagan que, em 1985, acolheu milhares de novos exilados cubanos, além de reforçar o embargo à ilha. Fidel adotou uma postura contrária à onda reformista que atingiu o Leste europeu a partir do final da década de 80. A relação de dependência de Cuba à União Soviética durou até 1991, com o fim do socialismo soviético. Fidel tentou adiar a abertura econômica ao máximo, mas a crise interna e a manutenção do embargo americano o forçaram a adotá-la a partir de 1993, buscando atrair investimentos estrangeiros, porém sem abertura política – como ocorreu na China.

Glossário

Emenda Platt: Emenda da Constituição de 1901, que dava o direito de intervenção dos Estados Unidos na política interna cubana, além de conceder a baía da Guantánamo, onde foi instalada uma base militar.
Livro Vermelho: A Revolução Cultural chinesa representou o ponto maior do "maoismo" e procurou atrair a massa popular com propostas radicais de alteração da sociedade. A juventude foi a principal base de apoio do movimento, que sintetizou os princípios maoistas no Livro Vermelho.
Maoismo: Termo empregado para caracterizar os princípios ideológicos do socialismo adotado na China de Mao Tsé-tung; crença no potencial revolucionário do campesinato, no caráter permanente da revolução e na impossibilidade das transformações sociais ocorrerem de forma pacífica.
Nacionalização: Processo que transforma em propriedade nacional (e geralmente estatal) certos bens que estavam em mãos de empresas estrangeiras.
Reforma agrária: Mudança na legislação que tenta combater a concentração excessiva de terras nas mãos de alguns poucos proprietários.


Anterior Início