Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os países socialistas hoje

A Coca-Cola, símbolo do capitalismo, em versão chinesa.
Atualmente, há controvérsias em como considerar os casos do socialismo de Cuba, China, Coreia do Norte e Vietnã, por exemplo. É preciso uma análise cuidadosa de cada um deles, por terem características próprias. Em Cuba, há indícios econômicos capitalistas – como a indústria do turismo –, mas o controle do Estado ainda está presente na saúde, na educação e no planejamento.

Caso à parte

A China, que desde a implantação do socialismo (1949) não seguiu os passos soviéticos, é outro caso à parte. Há estudiosos que a qualificam como um país de sistema político socialista e sistema econômico capitalista, por se manter fiel a alguns princípios socialistas (a propriedade pública, a participação dos trabalhadores na administração de empresas, o planejamento) e utilizar mecanismos próprios do capitalismo (propriedade privada, salário, lucro).

Nova Ordem Mundial

De um modo geral, esses países mostram que a queda do socialismo nos países resultantes da União Soviética e do Leste europeu apressou um processo de mudança que já estava em andamento e prossegue agora. Isso nos leva a perceber que a chamada Nova Ordem Mundial não é – nem poderia ser – definitiva, tal o dinamismo da política e da economia globais


Anterior Início