Busca  
  Idade Média   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As cruzadas

Foram expedições militares de cristãos contra os muçulmanos a partir do século XI, estimuladas pela Igreja. Seu objetivo era reconquistar a Terra Santa, ou seja, a área onde se encontra a cidade de Jerusalém. O papa Urbano II, em 1095, organizou a primeira cruzada. Houve ao todo oito cruzadas. Embora tenham fracassado no seu objetivo, conseguiram frear o avanço muçulmano e estimularam o comércio marítimo com a reabertura do Mediterrâneo aos cristãos.

Os cruzados

Sob a autorização moral do Papa, participaram reis, cavaleiros, soldados e monges guerreiros. Os cruzados se chamavam assim porque usavam uma cruz no peito como insígnia. Os monges-soldados eram mais soldados que frades. Destacaram-se os templários e os hospitalários.

 

Para lembrar:

No ano 1099, durante a primeira cruzada, foi conquistada a Cidade Santa e criou-se o reino cristão de Jerusalém. Foram fundadas as ordens militares — os templários e os hospitalários — para defender os lugares santos, onde esteve Cristo. No ano de 1187, os muçulmanos voltaram a tomar esse reino dos cristãos. 



Anterior Início Próxima