Busca  
  Idade Média   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os Povos

Visigodos

Os visigodos ocuparam os dois lados dos Pirineus, sobretudo a Gália, que era a capital do reino de Toulouse (Tolosa). No século VI, os visigodos foram expulsos da Gália. Assentaram-se então na península Ibérica e estabeleceram sua capital em Toledo. Conservaram a economia rural do Império Romano, repartindo entre si grandes lotes de terra. A unidade política foi obtida por Leovigildo. A unidade religiosa veio no ano 589, no III Concílio de Toledo, quando Recaredo se converteu ao catolicismo. Quanto à unidade jurídica, foi conquistada por Recesvinto.

Francos
Conversão de Clóvis.

Os francos procediam do norte da atual Alemanha e dividiam-se em várias tribos. Criaram o mais forte e duradouro dos reinos germânicos. Estabeleceram-se ao norte da Gália, sob o comando dos reis da dinastia merovíngia. A capital do reino era Paris. As cidades foram perdendo a importância. O "comes" romano, funcionário que administrava a cidade em nome do poder central, passou a chamar-se "conde" e a representar o rei merovíngio.

Para lembrar:

Clóvis pertencia à tribo dos francos sálicos. Foi um dos reis francos mais importantes. No ano 497 converteu-se ao cristianismo. Clóvis organizou o reino dos francos, baseando-se em uma forte centralização do poder do soberano. No ano 511, proclamou a famosa lei sálica, que, entre outras determinações, proibia as mulheres de governar.

Ostrogodos

Os ostrogodos, sob o comando de Teodorico, estabeleceram-se na Itália. Sua capital foi Ravena, perto de Veneza. Teodorico governou como verdadeiro romano, cercado de funcionários latinos. Procurou em vão formar uma aliança com os outros reis germânicos. Seu ideal fracassou devido à rivalidade entre os francos e os visigodos. Com sua morte, o equilíbrio político se rompeu e os bizantinos se apoderaram do reino.


Anterior Início Próxima