Busca  
  Idade Média   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A arquitetura bizantina

Estava a serviço da ideologia política e religiosa. A maior preocupação dos arquitetos bizantinos era criar amplos espaços internos. A utilização das cúpulas foi fundamental, pois permitiu construir grandes templos. As abóbadas eram consideradas símbolos do espaço celestial. O exterior era simples, mas nos séculos finais foi se embelezando. Em contraste, o interior exibia uma extraordinária riqueza. Seu luxo demonstra que se tratava de uma sociedade rica e próspera.

Santa Sofia

Sob o domínio do imperador Justiniano, foi construída, em Constantinopla, o templo de Santa Sofia (Divina Sabedoria). Tinha uma das maiores cúpulas do mundo e tornou-se a maior igreja do Oriente. As obras foram iniciadas em 532 e finalizadas em 537. Os arquitetos que dirigiram sua construção foram Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto.

Para lembrar:

O interior do templo de Santa Sofia é amplo e espaçoso. A nave central tem 33 metros de largura. Quatro pilares sustentam sua enorme cúpula. As paredes, arcos e abóbadas são recobertas de mosaicos dourados.


Anterior Início Próxima