Busca  
  Idade Média   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Ciência e Arte

Mapa do universo com o globo terrestre, os sete estágios do céu, o zodíaco e a posição dos 28 dias do mês (Museu de Arte Turco e Islâmico, Istambul).
A ciência árabe

A cultura árabe soube sintetizar as culturas dos diversos povos que ia conquistando ou que mantinham relações com ela. Os árabes difundiram seus avanços na medicina, na matemática (como o sistema numérico decimal e o número zero) e em outras áreas como astronomia, alquimia, história, geografia e filosofia. Graças a eles, por exemplo, conhecemos a filosofia de Aristóteles e de outros filósofos gregos, que chegaram à Europa em traduções para o árabe e influenciaram decisivamente o pensamento europeu.

A arte islâmica

É o resultado da fusão da arte das diversas culturas e territórios conquistados. As mesquitas e palácios são suas principais obras. Sua expressão mais característica é a decoração interior. A ornamentação é composta por arabescos, mosaicos e caligrafia, com trechos do Corão, devido à proibição de representar a figura humana. Os materiais empregados são o ladrilho, a madeira e o mármore. As formas arquitetônicas mais utilizadas foram o arco de ferradura, a cúpula e a abóbada.

A decoração

Para o muçulmano, a verdadeira arte é a ornamentação externa e interna de uma obra arquitetônica. O palácio de Alhambra é um dos exemplos mais brilhantes desse conceito. Nele, podemos contemplar detalhes em cerâmica, azulejos, policromia e formas geométricas.

Palácio de Alhambra.
O Alhambra é uma das obras mais belas deixadas pela arquitetura islâmica. É uma combinação de palácio e fortaleza, situado no alto de uma colina da cidade de Granada, na Espanha. Suas várias dependências estão dispostas em torno de um pátio central. No século XIV, foram construídas as partes que despertam maior interesse, como a Sala do Trono e o Pátio dos Leões.


Anterior Início