Busca  
  Idade Média   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Romanos e germanos

Durante várias gerações, esses dois povos viveram juntos, mas sempre mantendo suas diferenças. Por exemplo, os casamentos mistos eram pouco frequentes, pois as respectivas leis não os reconheciam. As normas eram distintas: havia o direito romano e também as leis dos diferentes povos germânicos, conforme suas tradições. Tinham também religiões diferentes. Com o tempo, e sobretudo a partir do século IV, os dois povos foram se fundindo, dando lugar a uma nova cultura.

Para lembrar:

No final do século VIII e princípio do IX, Carlos Magno, rei dos francos, fez a última tentativa de restaurar o antigo Império Romano do Ocidente. Esse imperador chegou a criar um império forte e sólido, porém sua tentativa durou apenas algumas décadas.


Os costumes dos germanos

Esses povos moravam em cabanas, dedicando-se à guerra e à agricultura. Viviam em famílias. Os homens tinham uma só mulher. Quando uma pessoa era ofendida por outra, permitia-se a vingança. O ofendido e seus familiares atacavam o ofensor e seus parentes. Formavam grupos de guerreiros ligados ao chefe militar por um juramento de fidelidade, o Comitatus (companheirismo, em latim).

Para lembrar:

Ao invadirem os territórios do Império Romano do Ocidente, os povos germânicos entraram em contato com a cultura e as tradições romanas. Adaptaram então elementos desta, tais como a língua latina e o Direito romano, que foram se transformando e gerando novos idiomas e novas leis. Esse processo chamou-se "romanização".

A ruralização da sociedade

Com a queda do Império Romano do Ocidente, as cidades e o comércio perderam sua importância. A agricultura e a criação de gado tornaram-se as atividades básicas da economia. A posse de terras era a única fonte de riqueza. Cada comunidade vivia dos seus cultivos e seus animais, o que repercutia na cultura. Assim, essa sociedade rural era bem diferente da sociedade urbana que fora criada por Roma, já que as riquezas do campo passaram a substituir as da cidade.

Para lembrar:

Os povos invasores assimilaram diversos costumes dos romanos, tais como os jogos. Realizados no anfiteatro, eram competições de guerra e de luta. Os germanos eram excelentes guerreiros e essa característica estava presente também em suas diversões.


Anterior Início Próxima