Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O império espanhol

Colonização até o século XVI. Clique na imagem para ampliar.
O império espanhol na América organizou-se, inicialmente, em dois vice-reinos: o de Nova Espanha e o do Peru, e algumas capitanias gerais. O vice-reino da Nova Espanha compreendia o México e a América Central e o do Peru integrava o restante do continente colonizado. Posteriormente, foram separados do Peru os vice-reinos de Nova Granada e do Prata. O primeiro era formado pelos atuais Colômbia, Venezuela e Panamá. O do Prata era constituído por parte da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Para lembrar:

A descoberta de ouro no México e da prata no Peru, no século XVI, levou a Espanha a organizar vários núcleos mineradores. A pecuária nas estâncias e a agricultura nas haciendas desenvolveram-se como atividades secundárias e complementares à mineração, atendendo as necessidades de abastecimento das elites coloniais e da massa trabalhadora.


A sociedade colonial

A sociedade colonial foi organizada segundo as regras mercantilistas: no topo estavam os chapetones, elite político-administrativa composta por espanhóis da metrópole; os criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), elite colonial formada pelos grandes latifundiários e comerciantes, que participavam das câmaras municipais; os cabildos, os mestiços, trabalhadores livres mais ligados ao artesanato e funções administrativas secundárias (capatazes); os índios, grupo numeroso e explorado pelo europeu e os escravos negros (em pequeno número).

Para lembrar:

Frei Bartolomeu de las Casas denunciou a situação em que estavam submetidos os índios em suas obras, Brevíssima relação da destruição das Índias e História Geral das Índias. As denúncias serviram para que a Europa tomasse consciência da violência praticada contra os indígenas.

Desaparece uma civilização

As doenças transmitidas pelos colonizadores, especialmente a varíola, o choque cultural, o trabalho forçado, as guerras de resistência e o declínio demográfico provocaram a quase extinção das civilizações indígenas.


Anterior Início Próxima