Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A colonização da América do Norte

A América do Norte foi colonizada pelos ingleses e franceses, com menor número de holandeses e suecos. Os franceses se instalaram especialmente no Canadá e na região do Mississipi. Os ingleses se assentaram na costa leste, onde fundaram as Treze Colônias.

Para lembrar:

Os puritanos, conhecidos como Pais Peregrinos (Pilgrim Fathers), encontraram na América do Norte um refúgio contra as perseguições religiosas que sofriam na Inglaterra durante o século XVI, e políticas no século XVII. Na nova terra, os puritanos influenciaram decisivamente a formação da mentalidade religiosa e cívica dos norte-americanos. Seus membros tiveram participação ativa na preparação da independência dos Estados Unidos.

O "Mayflower"

Em 1620, chegaram à América do Norte, no navio "Mayflower", 102 puritanos — separatistas protestantes vindos da Inglaterra. Ali, fundaram a colônia de Plymouth, no atual estado de Massachusetts. Quarenta e um puritanos firmaram um tratado pelo qual se comprometiam a continuar como uma comunidade livre.

Para lembrar:

Nova Amsterdã foi fundada pelos comerciantes holandeses, que estabeleceram na atual ilha de Manhattan uma feitoria para o intercâmbio de peles com os índios. Após a ocupação da ilha pelos ingleses, em 1664, Nova Amsterdã trocou seu nome para Nova York.

A particularidade da América inglesa

No sul das Treze Colônias, devido às condições climáticas e geográficas, desenvolveu-se uma típica colonização de exploração, caracterizada pelo latifúndio monocultor, escravista e exportador. O norte (área ocupada pelos refugiados religiosos e políticos ingleses), por não apresentar condições "ideais" para a exploração metropolitana, apresentou uma economia mais diversificada, com trabalho assalariado e maior circulação interna de capitais, voltada para o mercado interno. No plano político, essas colônias possuíam um elevado grau de autonomia e, apesar das determinações metropolitanas, chegaram a produzir algumas manufaturas e a comercializar com outras regiões ("comércio triangular"). Devido a essas especificidades, sua colonização recebeu a denominação de povoamento.




Anterior Início Próxima