Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O despotismo esclarecido

Carlos III, pintura de Francisco de Goya (Museu do Prado, Madri).
Despotismo esclarecido é o nome que recebe o sistema de governo que imperou em grande parte da Europa no século XVIII. A legitimidade do monarca já não se baseava apenas num direito que, segundo se acreditava, era concedido por Deus, mas sim na ideia de um contrato entre os governados e o rei. O monarca, influenciado pelas ideias do Iluminismo, reformou o Estado, mediante a reorganização administrativa e a implantação de novos códigos judiciais.

Catarina da Rússia

Catarina II foi czarina (imperatriz) da Rússia. Aproximou seu país da Europa mediante grandes reformas. Atraída pelas ideias do Iluminismo, travou relações com Voltaire e D’Alembert. Convidou para visitarem sua Corte artistas e pensadores franceses, como Diderot, a quem salvou da miséria na velhice comprando sua biblioteca.

Frederico da Prússia

Frederico II, da Prússia, foi o monarca europeu que maior amizade manteve com os enciclopedistas. Sendo ele próprio escritor, financiou as atividades daqueles estudiosos e lhes deu abrigo quando foram perseguidos na França. Entretanto, tal como Catarina II, só agia de acordo com as ideias do Iluminismo quando essas serviam a seus interesses.

José da Áustria

José II, da Áustria, seguindo as ideias do Iluminismo, realizou profundas reformas em seu império: aboliu a servidão, deu igualdade a todos perante a lei e os impostos, permitiu a liberdade de consciência e o acesso a todos os cargos públicos a qualquer um de seus súditos, sem fazer distinção por motivos religiosos. Afirmou ele: "Desejo tornar a filosofia a legisladora do meu Império". Contudo, seu catolicismo o impediu de conquistar a simpatia dos enciclopedistas.

Banquete oferecido à aristocracia francesa em Versalhes.
O "Século das Luzes"

O século XVIII foi denominado "Século das Luzes" devido ao esplendor das artes e das ideias. A aristocracia e os monarcas apoiavam os artistas, num frutífero mecenato que vitalizou a cultura do século. A Corte de Versalhes, na França, fascinava uma aristocracia refinada, sensível às ideias do Iluminismo.


Anterior Início Próxima