Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A ciência moderna

Durante o período medieval, poucos avanços na área científica foram realizados. Na Europa, em particular na Península Ibérica, apenas os árabes conservavam amplos conhecimentos técnico-científicos. O Renascimento trouxe um novo impulso para as pesquisas científicas. Racionalismo, experimentação, naturalismo e postura crítica substituíram os princípios determinados pelos "doutores" da Igreja, marcados pelo teocentrismo e forte misticismo (fé como principal instrumento de conhecimento).

No século XVII, o impulso dado aos estudos de biologia estimulou o desenvolvimento do microscópio. Os primeiros experimentos limitavam-se a combinar o efeito de duas lupas. Mais tarde, os técnicos foram polindo melhor as lentes e calculando cientificamente as combinações de cristais.

O desenvolvimento das ciências
Gravura de um laboratório.

Durante os séculos XVI e XVII foram realizados importantes avanços no campo científico. Apesar desses progressos, muitas ideias medievais foram conservadas. A aplicação dessas pesquisas à vida cotidiana só culminou no final do século XVIII com a invenção da máquina a vapor e o início da Revolução Industrial. Até esse momento, poucas pessoas se beneficiavam dos conhecimentos científicos.

A lição de anatomia do doutor Tulp, de Rembrandt.
A medicina


Nos séculos XVII e XVIII, a influência do racionalismo de Descartes chegou até a medicina. Multiplicaram-se os estudos de anatomia e os conhecimentos sobre o corpo humano e seu funcionamento avançaram muito. Na realidade, essas pesquisas não permitiram melhorar de imediato o tratamento dos doentes, porém, os estudos dessa época foram essenciais para que, a partir do século XIX, a medicina científica pudesse se consolidar.

O descobrimento do termômetro foi uma das chaves que permitiram o avanço das pesquisas no campo da física. No século XVII, foram construídos diversos tipos de termômetros, utilizando diferentes líquidos. O mercúrio só passou a ser empregado no século XVIII.


Anterior Início Próxima