Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Grandes nomes

Galileu Galilei (1564-1642)

Galileu foi um físico e astrônomo italiano que se dedicou principalmente a examinar os astros, estabelecendo comparações entre o geocentrismo de Ptolomeu e o heliocentrismo de Copérnico. Suas observações lhe permitiram verificar que a Terra girava em torno do Sol, confirmando o heliocentrismo. Naquele tempo, porém, a Igreja Católica não admitia essas teorias, pois considerava que a Terra era o centro do universo. A Inquisição obrigou Galileu a negar publicamente suas descobertas. Após essa humilhação, diz-se que acrescentou em voz baixa: "Eppur si muove" ("E, no entanto, se move"). Foi o inventor do telescópio e do termômetro.

Para lembrar:

No século XVII, houve muitos avanços na tecnologia aplicada à ciência. Em 1609, Galileu Galilei construiu um telescópio elementar. Graças aos progressos da óptica, poucos anos mais tarde, Kepler, Newton e outros cientistas melhoraram notavelmente este instrumento, que possibilitou estudar o sistema solar.

Descartes (1596-1650)

René Descartes, pintura de Sebastián Bourdon.
René Descartes, considerado o "pai da filosofia moderna" e precursor do racionalismo, foi um filósofo e matemático francês que se dedicou, sobretudo, a assentar as bases de uma ciência universal. Para tanto, realçou o valor da ordem e das medidas. A aritmética e a geometria seriam os fundamentos dessa nova ciência, entendida como "matemática universal". Descartes estabeleceu a necessidade de duvidar (dúvida metódica) de qualquer fato, inclusive quando parece evidente, até ser comprovado pelo método científico. Seu método filosófico foi edificado a partir de importante conclusão: "Penso, logo existo".

Newton (1642-1727)

Isaac Newton foi um famoso físico, matemático e astrônomo inglês. Descobriu o teorema matemático que leva o seu nome e melhorou a técnica de fabricação dos telescópios. Em seus princípios, estabeleceu as bases da ciência moderna e procurou entender a natureza de maneira mecanicista, negando a visão medieval de que o universo era estático. Suas pesquisas mais elaboradas referem-se à lei da gravidade. Newton também se dedicou, com menos sucesso, à alquimia e à teologia.

Para lembrar:

A lei da gravidade demonstra a atração que os corpos exercem entre si. Graças a esta lei, é possível explicar muitos fenômenos, como as marés e a inércia dos corpos. No campo da astronomia, a lei da gravidade permite entender, entre outras coisas, a órbita dos planetas. Segundo a lenda, uma maçã caiu na cabeça de Newton quando ele passeava por um jardim. O físico se perguntou o motivo pelo qual os corpos eram atraídos para o solo. Graças a esse incidente, Newton descobriu a lei da gravidade.


Anterior Início Próxima