Busca  
  Pré-História   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Organização social

A maioria da população se dedicava à agricultura e à criação de gado. A sociedade era organizada em clãs, ou seja, grupos de pessoas ligadas por laços de parentesco. Dentro dos clãs, estabelecia-se uma hierarquia relacionada à idade e ao fato de pertencer a determinadas famílias principais. Os anciãos controlavam a política. A eles, eram reservados os postos de comando e também o pagamento dos tributos. Existia a propriedade privada individual. Algumas famílias camponesas precisavam trabalhar nas terras dos mais ricos, em troca de uma parte da colheita. Existiam também os escravos. A sociedade era patriarcal: as mulheres dedicavam-se aos trabalhos domésticos e os homens às tarefas relativas à comunidade (guerra, política, comércio etc.).

Os materiais

Os instrumentos agrícolas utilizados eram muito primitivos, porém a introdução do ferro permitiu aos camponeses dispor de arados mais duráveis e resistentes. Com os novos materiais, o homem conseguiu derrubar grandes bosques europeus e transformá-los em amplas extensões de terra cultivável. Os troncos das árvores derrubadas serviam para construção de moradias.

As construções

Nessa fase aparecem as primeiras cidades, com seus mercados e templos. A arte da construção desenvolveu-se e permitiu edificar moradias maiores e melhor equipadas.

Ídolo celta (bronze).
Divindades


Os indo-europeus atribuíam grande poder às suas divindades. Algumas eram consideradas responsáveis pela origem do mundo, enquanto outras controlavam certos fenômenos da natureza, como o percurso do sol ou a vinda da chuva. Nos povos de origem agrícola, as divindades geralmente eram femininas e nos povos criadores de gado, masculinas.


Anterior Início