Busca  
  Pré-História   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Habitat

No Neolítico apareceram as primeiras povoações. Nelas se agrupavam as casas, que de início tinham forma circular. Essas casas redondas não eram adequadas para a vida do agricultor: muito pequenas, não tinham espaço para armazenar as colheitas nem as sementes. Com o tempo foram-se construindo casas mais espaçosas, que ocupavam uma superfície de quase 50 metros quadrados.

Defesa

Para defender-se dos outros povoados, os habitantes do Neolítico construíam torres de vigilância, fossos e muralhas. Essas muralhas rodeavam a superfície do povoado, que podia chegar a dois hectares de extensão.

Localização do povoado

As povoações geralmente se situavam em vales férteis à margem dos rios, sobre alguma elevação. As pessoas podiam, assim, obter água com facilidade e também caçar os animais, quando vinham beber no rio.

Ídolos de pedra encontrados numa sepultura de Purchera, Almería, Espanha.
As construções


No final do Neolítico, as casas tinham dois andares, com uma parte superior para secar e conservar os alimentos. Esse sótão, apoiado em pilares, era recoberto por um teto de madeira e palha. As paredes da casa eram de adobe e seco ao sol, com uma pequena base de pedra.


Organização do grupo

Os grupos humanos começaram a crescer ao ter uma alimentação mais ou menos garantida. Esse processo desemboca no nascimento da civilização urbana. No Neolítico, iniciou-se também a divisão social do trabalho, com o surgimento de noção de propriedade e uma hierarquização econômica e social sobre a qual irá se basear o poder político.



Anterior Início Próxima