Busca  
  Pré-História   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Caça e coleta

A principal preocupação do homem primitivo era subsistir. Obtinha seus alimentos da natureza, caçando e coletando frutos silvestres. Caçava sobretudo animais grandes, embora também se alimentasse de répteis e pequenos mamíferos. Para isso, acuava os animais numa clareira, junto a um rio ou a um pântano. Ali os matava com lanças, flechas ou simples pedradas. Aproveitava então a carne para alimentar-se e a pele para vestir-se.

A sociabilidade

Durante o Paleolítico, a organização social primitiva se baseava em pequenos grupos humanos, unidos por laços familiares. Os grupos deviam ser grandes o bastante para executar tarefas importantes, como caçar, proteger-se mutuamente e defender seu território.

A coleta, um trabalho realizado por mulheres e crianças

Nessa época primitiva da história da humanidade, o trabalho das mulheres e das crianças consistia, sobretudo, em coletar frutos silvestres, já que a agricultura ainda não era conhecida. Quando os homens saíam para caçar ou pescar, a mulher se encarregava de recolher esses alimentos e prepará-los. A espécie humana viveu da caça e da coleta durante 99% de sua história.

Para lembrar:

O meio ambiente e o clima da época influenciavam a maneira como os homens se estabeleciam em algum lugar. Nos períodos quentes viviam ao ar livre ou em cabanas rudimentares feitas de madeira e galhos de árvores. Nos períodos frios procuravam grutas, onde podiam acender fogo e proteger-se contra o frio e os animais.


O trabalho em grupo

A caça era uma das atividades principais do homem paleolítico, sempre realizada em grupo. Outras tarefas coletivas eram a defesa do território e a organização interna da comunidade. Devia existir algum tipo de hierarquia que distribuía o trabalho.

A divisão do trabalho por sexos

Num ambiente e clima hostis, as tarefas das pequenas comunidades que se formavam eram divididas por sexo. O homem, pela sua constituição física, se dedicava à pesca e à caça de animais selvagens. As mulheres se encarregavam de recolher frutos silvestres, cuidar dos filhos e acender o fogo para cozinhar os alimentos.


Anterior Início Próxima